Novo „Yield Dollar“ do Protocolo UMA aumenta as preocupações de segurança para Bitcoin na DeFi


O Protocolo UMA desbloqueia a alavancagem sem permissão de Bitcoin na rede Ethereum. Mas há apenas um problema.

Principais tomadas de decisão

O protocolo descentralizado UMA anunciou o lançamento do Yield Dollar no renBTC, uma moeda que representa o Bitcoin Code na rede Ethereum.

O lançamento permitirá que os usuários cunhem o renBTC e o tranquem na UMA para utilizá-lo como garantia para cunhar uUSD.

Os usuários também poderão cunhar cunhando uUSD em tanques de balancim para cunhar BAL, REN, e UMA.

A plataforma DeFi, Protocolo UMA, lançou recentemente um „Yield Dollar“ juntamente com um incentivo agrícola de três tipos de rendimento. Infelizmente, a empresa que fornece o BTC sintético ainda não distribuiu o controle dos mais de 9.000 Bitcoin que detém atualmente.

UMA e Ren Protocol anunciam um incentivo de três ativos

O novo lançamento foi feito em parceria com o protocolo Ren, um protocolo de liquidez sem permissão.

A UMA agora permite que seus usuários tranquem o renBTC, uma moeda ERC-20 representando Bitcoin na rede Ethereum, na UMA. O renBTC pode então ser usado como garantia para cunhar uUSD, a ficha Yield Dollar da UMA, que pode ser usada para comprar mais renBTC e criar uma posição de alavancagem sem permissão.

Esta é a primeira vez que o novo conceito de um Yield Dollar é aplicado ao Bitcoin.

O token uUSD é essencialmente um empréstimo a prazo fixo e de taxa fixa. Simplificando, o token é um contrato perpétuo cujo valor se aproxima de $1 ao atingir sua data de expiração, ele é resgatável por $1 do ativo colateral.

O token abre uma série de diferentes possibilidades para os usuários finais. Além de ser capaz de criar uma posição sem permissão alavancada usando renBTC, os usuários da UMA também poderão ter acesso à agricultura de rendimento.

De acordo com o anúncio da empresa, a Risk Labs e Ren oferecerá recompensas agrícolas aos usuários que contribuírem com uUSD cunhados de renBTC e USDC para um pool de equilibristas.

Como a Balancer listou o grupo Balancer, aqueles que o utilizam para a agricultura irão coletar recompensas de três ativos DeFi de uma só vez – REN, UMA e BAL.

O pool receberá 10.000 fichas UMA e 25.000 fichas REN toda semana, enquanto as fichas BAL serão distribuídas de acordo com os cálculos do próprio Balancer. Como as recompensas serão calculadas a cada 256 blocos, os usuários que fornecerem liquidez mesmo por algumas horas poderão coletar recompensas.

O renBTC requer uma dupla verificação

A renBTC veio à tona no início deste mês, quando se descobriu que ela guarda mais de 9.000 BTC em uma única carteira. O protocolo ainda não está descentralizado; no entanto, a descentralização está em seu roteiro. Um único endereço foi encontrado controlando mais de 9.000 BTC, no valor de mais de 90 milhões de dólares.

Os usuários também levantaram questões sobre a implementação incompleta da Computação Multi-Partes pela Ren. O maior problema no RenBTC continua sendo que todos os ativos da rede estão no estado atual sendo custodiados pelos membros da equipe.

A renBTC também não implementou o MPC como eles alegavam fazer. Ao invés disso, a equipe havia implementado o compartilhamento secreto básico do Shamir, que está criptograficamente desatualizado.

Brian Spector da Rede Qredo, que faz parte da MPC Alliance, disse à Crypto Briefing que a criação de um código MPC bem elaborado não é para os fracos de coração.

„Primeiro o código deve ser desenvolvido a partir dos trabalhos acadêmicos, depois revisado por profissionais e depois de fonte aberta. Somente depois de todas essas etapas serem concluídas, ele deve ser implantado na produção“, disse ele.